O mercado de veículos por Assinatura.

É visível hoje, que as montadoras acordaram para um segmento que antes, eram dominados apenas por locadoras de veículos.
A criação dos departamentos internos como VW Sign&Drive, Flua Stellantis entre outras, tem movimentado o mercado, e agora torna a assinatura de veículos, um segmento mais competitivo e atrativo, não só para empresas, mas para o varejo em geral.
Utilizando a estrutura da rede de concessionárias e, com um custo extremamente agressivo perante as tradicionais locadoras, as montadoras chegaram para ficar de vez!
Apesar do "custo pandemia" ter elevado os valores no período, hoje, os valores já estão se adequando, deixando assim, cada vez mais atrativo a assinatura de veículos e a terceirização de frota.
A estrutura da rede de concessionárias, ainda engatinha para tamanho do projeto das montadoras, em abocanhar uma fatia do Share de veículos locados no mercado brasileiro.
Grupos automotivos que tem sua própria frota para locação, já tem sentido em suas vendas, a agressividade das montadoras, perdendo contratos para estas. Assim a mudança de estratégia é ampliar seus próprios contratos de concessão, aos planos de assinatura das montadoras.
A tendencia do mercado é que, empresas de grande porte, migrem para a modelo de terceirização de frota, por meio de assinaturas. Além da economia gerada, a terceirização de frota, entrega algo valioso para as empresas, a previsibilidade de seus orçamentos anuais, uma vez que nos contratos, elas poderão formatar este, com manutenções preventivas e corretivas.
Espero que, nesse novo cargo que gestor geral de assinatura de veículos do Grupo Tecar, consiga atender a carência de mercado por contratos de assinaturas mais competitivos.

Igor Gaudêncio - Gerente de carros por assinaturas do Grupo Tecar.